Por Marcelo Nery – CEO da Select Soluções

Lembro como se fosse hoje a primeira vez que escutei falar sobre transformação digital (normalmente apresentada por meio de quatro principais pilares: Big Data, Machine Learning, IoT e Cloud Computing). Eu já trabalhava com Cloud Computing, consumia serviços SaaS, mas não conseguia compreender o todo, os impactos e possibilidades que esse termo viria representar nos dias de hoje.

Podemos dizer que vivemos, de fato, a tal “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL” atualmente, e compreendo o real esforço de empresas e influenciadores que iniciaram esse processo de catequese há 10 anos.

A transformação digital traz para a empresa o uso inteligente da tecnologia para otimizar processos, reduzir custos, escala, disponibilidade e melhoraria do produto final, onde consumir serviços do portfolio do provedor diminui o process time, garantindo a entrega de valor acelerada.

Atualmente, as empresas estão cada vez mais sob pressão para aderir à transformação digital, seja para começar a consumir cloud, ou para agregar valor em seu produto final, através de estratégias e serviços que o mundo cloud possibilita, e os consumidores, normas e leis cobram diariamente, aumentando a barra de exigências, e a única forma de atender é estar em CLOUD.

Mas por que demorou tanto para essa chave começar a virar?

Eu tenho certeza que o ponto principal é a democratização dos conceitos! Antes faltavam pessoas para explicar os benefícios e também os mitos dessa transição.

Há alguns anos, pessoas com especialização comercial ou extremamente técnicas tentavam disseminar esse conceito e iniciar esse processo de transformação. Era algo difícil já que, junto com a transformação digital, sempre vinham dois pontos: replanejar sua aplicação e o custo da infraestrutura (“eu não quero pagar em dólar!”).

Hoje, com a “popularização” da cloud computing e com cenário de pandemia, em que mesmo as empresas mais conservadoras tiveram que se digitalizar por conta do trabalho remoto, algo que parecia impossível, é a única opção viável.

E qual é o caminho a seguir?

Estamos em um cenário em que as empresas estão migrando seus servidores para Cloud, entregando os escritórios físicos e até mesmo já discutindo como transformar o Business e aproveitar novas ondas como Open Banking.

Redução de custos, claro, é sempre a dor principal, seguido de replanejar a arquitetura e aproveitar os benefícios que a Cloud possibilita, sem mudar muito a estrutura dos softwares.

Já quando falamos de empresas que nascem em Cloud a principal dor é: Mas quanto vai custar meu produto final? Não consigo bancar essa infra em processo de lançamento.

Atualmente, os provedores de Cloud se dedicam a formar pessoas e possibilitar que parceiros e os próprios funcionários dos clientes possam adquirir conhecimento em alto nível para replicar em cenários empresariais.

A Select Soluções e a Amazon Web Services (AWS)

Essa união entre Amazon Web Services e Select Soluções (Patner AWS) encurta o processo e a adoção.

E é aí que a Select Soluções atua. Nosso papel é explicar para organizações e empresários todos os benefícios e pensarmos juntos nos melhores serviços e ainda de que forma pode haver uma evolução para que a balança EXIGÊNCIAS/VONTADES se equilibre com os CUSTOS.

A Select Soluções trabalha exclusivamente em parceria com a Amazon Web Services – AWS, e atuamos junto com a AWS, seja com sessões de Deep Dive, Immersion Day, Workshops, Summits, Eventos Globais, Eventos de Comunidades.

Quer ter um bate papo com um de nossos especialistas? Entre em contato conosco! Será um prazer conversar e apoiar você e seu negócio nessa transformação!

A transformação digital pode chegar à sua empresa