O uso de soluções digitais pelo Qatar para a Copa do Mundo para impulsionar investimentos futuros
(O Catar, que é sede da Copa do Mundo da FIFA de 2022, tem sido o catalisador para expandir a economia digital do país e ampliar seu ecossistema de TIC. Uma das aspirações do Qatar era usar o torneio para atrair investimentos em indústrias e impulsionar a inovação em 5G, internet das coisas (IoT), realidade virtual (VR) e realidade aumentada. Essas inovações tecnológicas recentemente desenvolvidas serão implantadas durante o torneio e devem ter um impacto duradouro na indústria de tecnologia do Catar.)
Vitrine de Tecnologia
Os organizadores do torneio têm melhorado o ecossistema nacional de inovação tecnológica e aproveitado as soluções desenvolvidas localmente para melhorar os preparativos. O Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar, responsável por planejar e fornecer a infraestrutura necessária para a Copa do Mundo da FIFA de 2022, lançou o prêmio Challenge 22 em 2015 para promover uma cultura de inovação tecnológica no Oriente Médio. O programa atraiu empresários, cientistas e pioneiros de negócios do mundo árabe. O objetivo era inspirar ideias inovadoras que se traduzem em soluções práticas de eventos para melhorar a sustentabilidade e melhorar a experiência geral do visitante.
Para incentivar mais empreendedorismo, o Desafio 22 forneceu treinamento, financiamento e orientação para conceitos que potencialmente avançam os preparativos da Copa do Mundo. Os beneficiários incluem um grupo de mulheres de engenheiras sauditas que usaram resíduos de processos de fabricação de tamareiras para fazer assentos de estádios; um professor de física da Virginia Commonwealth University, no Catar, que pesquisou um compósito de poliestireno que poderia tornar os materiais de isolamento usados em projetos de construção da Copa do Mundo mais resistentes ao calor; e jovens empreendedores da start-up Arvex, com sede em Doha, que construíram passeios de RV de 360 graus no Estádio Internacional Khalifa, passeios de RV por locais culturais e workshops para professores e serviços de transmissão ao vivo em 360 graus para conferências, eventos e cerimônias de premiação locais.
Entretenimento Acessível
Enquanto isso, os organizadores estão implantando inovações tecnológicas para melhorar a inclusão no torneio. Informações e entretenimento serão acessíveis em Braille, e haverá salas de visualização interativas para jovens autistas. No lado da mobilidade, soluções inteligentes estão disponíveis para ajudar a navegação para estádios e outros locais turísticos. O Qatar Mobility Innovations Centre (QMIC) usou sua plataforma IoT para conectar sensores em todo o país que permitem aos visitantes planejar as melhores rotas de navegação. Os visitantes poderão baixar um aplicativo de smartphone personalizado criado pela QMIC que facilita a viagem para os estádios usando informações em tempo real sobre o tráfego, táxis e o sistema de transporte público, e ver entradas e saídas no local.
Em preparação para o torneio, o Qatar desenvolveu projetos de tecnologia para criar um ambiente seguro para torcedores, treinadores, jogadores e outros membros da equipe que representam as diferentes federações de futebol. Os organizadores estão oferecendo vários pacotes técnicos e análise de dados para treinadores e equipes. A tecnologia rastreia as informações dos jogadores e oferece dados em tempo real sobre sua velocidade, agilidade, distanciamento e muito mais. Cada equipe nacional receberá um tablet durante a partida que fornecerá atualizações ao vivo de cada jogador no campo e no banco. Os treinadores podem usar esses comprimidos para avaliar quais atletas estão prontos para jogar e onde recuar para evitar lesões.
Outras inovações são evidentes nos estádios. Eles apresentam sistemas avançados de resfriamento distrital projetados especificamente para o torneio. O Qatar experimenta calor extremo, o que pode criar um ambiente hostil para o esporte. Com os novos sistemas de resfriamento, os sensores são estrategicamente colocados ao redor dos estádios para detectar movimento e ajustar a temperatura ao longo das partidas, mantendo os locais confortáveis e reduzindo o risco de lesões, exaustão por calor ou desidratação. Com uma sala de controle em cada estádio, a equipe técnica pode ver quais seções da área de estar ou do campo precisam ser resfriadas ou aquecidas.
Importância do 5G
O Qatar fez avanços significativos na expansão da infraestrutura 5G em todo o país antes do torneio. Essa tecnologia de última geração oferece velocidades de dados de pico de Gbps mais altas em comparação com 4G e latência ultrabaixa. Com a capacidade 5G, os provedores de telecomunicações podem fornecer aos consumidores uma gama muito mais ampla de conteúdo e serviços suportados por conexões mais rápidas e confiáveis.
Os provedores de telecomunicações no Catar usarão a Copa do Mundo da FIFA de 2022 para mostrar seus avanços na conectividade 5G e melhorar a experiência do torcedor por meio de soluções tecnológicas relacionadas. A Ooredoo Qatar e a gigante de tecnologia Ericsson, com sede na Suécia, anunciaram a implementação bem-sucedida da primeira solução compartilhável indoor 5G do mundo no Catar, alcançando velocidades de 1,5 Gbps. Chamada Ericsson Indoor Connect 8855, essa solução foi implantada comercialmente em todos os estádios em todo o país para aprimorar as experiências imersivas do torneio.
O objetivo é melhorar a experiência do usuário 5G em todo o Catar durante o evento e, consequentemente, melhorar a capacidade de rede da Ooredoo para lidar com o aumento esperado de usuários e dispositivos conectados a ela, oferecendo um desempenho ideal. Projetada para oferecer velocidades de vários gigabits, maior capacidade e conectividade de banda larga móvel confiável, a agregação de operadoras MINI-LINK da Ericsson deve permitir uma implantação mais rápida e confiável do 5G com taxa de transferência de usuário sem comprometimento durante a Copa do Mundo da FIFA de 2022. A empresa afirma que, por meio da redução do consumo de energia e de uma pegada de equipamento menor, o software de agregação de transportadoras ajuda a reduzir as emissões de carbono e a carga da torre.
Copa Blockchain
Refletindo a crescente proeminência dos ativos digitais habilitados para blockchain, a FIFA se uniu à empresa de tecnologia blockchain Algorand para um acordo de patrocínio e parceria técnica para o torneio de 2022. O acordo significa que a Algorand se tornará a plataforma blockchain da FIFA e fornecerá a solução oficial de carteira suportada por blockchain. A tecnologia permitirá que dados não editáveis sejam permanentemente registrados e distribuídos em redes digitais, além de facilitar a troca segura de ativos, como tokens não fungíveis.
Legado Digital
O Catar capitalizou com sucesso a oportunidade proporcionada pelos preparativos para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022 para atualizar sua infraestrutura digital e fortalecer seu ecossistema de tecnologia. Como resultado, o país deve ficar com um setor de tecnologia mais competitivo, diversificado e produtivo uma vez que o torneio tenha terminado. Enquanto isso, o evento permitirá que o Qatar se mostre como um país tecnologicamente avançado – o que pode ajudar a atrair mais investimentos internacionais na economia digital. O torneio também provou ser um catalisador para o Qatar estabelecer uma vantagem competitiva em segmentos de tecnologia emergentes. Um exemplo é a tecnologia esportiva, com a QST preparada para continuar gerando e comercializando ideias de negócios inovadoras no ecossistema nos próximos anos.