Você sabe que quer usar o pacote Microsoft Office 365 para migrar os seus arquivos para o cloud e melhorar a colaboração entre os funcionários, mas quando chega a hora de decidir entre o pacote Office 365 Business Premium ou E3 a dúvida bate. Será que você deve investir no nível Business Premium ou apostar no nível E3 corporativo? Antes de tomar uma decisão, você deve ficar atento a diversos fatores. Entre eles, estão:
Contagem efetiva de usuários: Para algumas organizações, essa discussão não precisa de nada além do número de usuários efetivos. O Business Premium é fixado a um número máximo de 300 usuários, enquanto o E3 permite um número ilimitado de acesso dos colaboradores. Organizações com mais de 300 funcionários não têm outra escolha, se não a de optar pelo plano E3 corporativo.
Espaço para armazenagem: Você quer garantir que os seus funcionários não esgotem o espaço para armazenamento em nuvem, mas nem toda organização precisa de uma capacidade gigantesca. O Business Premium fornece 50GB para cada caixa de entrada e 1TB de armazenagem em nuvem para cada usuário, à medida que o E3 oferece armazenagem ilimitada. Grande parte das organizações não precisa de 50GB de armazenagem da caixa de entrada, mas algumas companhias precisam enviar grandes arquivos ou grandes volumes que requerem um espaço extra. É importante que seja feita uma pequena análise quanto à média de utilização para uma, então, tomada de decisão.
Proteção avançada de e-mails: Se você opera com a regulamentação de indústria pesada, como a de serviços de saúde, você precisa cumprir certas normas de arquivamento e proteção de clientes/informações de pacientes ou apresentar uma política interna rigorosa. O E3 oferece arquivamentos e capacidades legais sobre a armazenagem ilimitada, o que garante que você não tenha que deletar nenhum arquivo para manter o funcionamento da armazenagem. A políticas de DLP (data loss prevention – “prevenção de perda de dados”, em português) e outras recomendações ajudam os usuários do E3 a se manterem em conformidade legal.
Gestão a nível da empresa: Todos os planos do Office 365 ajudam as companhias a implantar a nuvem sobre as próprias companhias sem ter que envolver TI. É fácil adicionar ou remover usuários em questão de minutos. Isso quer dizer que o E3 oferece um portal de administração mais compreensível para o usuário, gerenciamento de soluções automático por meio de comandos Powershell e gerenciamento móvel.
Suporte: Os planos apresentam 99,9% de tempo produtivo, e quando algo de errado acontece, ambos oferecem suporte comunitário, guia de resolução de problemas e suporte por e-mail/internet. Em relação a questões críticas (as quais impactam prazos e rentabilidade), os planos oferecem suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, com resposta de até uma hora. A principal diferença é que para questões que não são consideradas críticas, o Business Premium só apresenta disponibilidade durante o horário comercial e não há guarantia de tempo de resposta, enquanto o E3 oferece suporte independente da gravidade do problema.
Adicionais: A Microsoft costumava deixar os planos Business Premium expandir os serviços com um número de complementos. Atualmente, essas extensões só estão disponíveis por meio de planos empresariais. Os adicionais incluem Delve Analytics, nuvem PBX, proteção contra ameaças, OneDrive para negócios, entre outros.
Preços: Com todos esses pontos em mente, você pode finalmente começar a pensar sobre o quanto certos recursos valem a pena para a sua companhia e se uma nível de preço ou outro faz sentido, dado o que pode ou não ser feito. O Business Premium está disponível por R$ 55,99 usuário/mês para o plano mensal. O E3, todavia, custa R$ 89,99 usuário por mês, tratando apenas de um plano anual, ou seja, não há opção de plano mensal. Enquanto um apresenta somente plano mensal, o outro só está disponível em plano anual. Apesar da diferença não parecer muito grande, o custo pode aumentar significativamente em consequência de centenas de usuários.
Existem outros pontos a serem pensados e analisados, mas esses devem ser o ponto de partida ao tratar-se do melhor para o seu respectivo negócio.
Quer fazer com que o processo seja ainda mais fácil? Adquirindo o Office 365 para o seu negócio por meio de provedores de serviços gerenciados (MSPs – Managed Service Providers, em inglês), como a Select Soluções, você vai agilizar a migração do processo e garantir a maximização do novo investimento na nuvem.